TikTok expandirá o comércio eletrônico para mais paí­ses em 2025

A TikTok Shop deve entrar na Itália, Alemanha, França, Japão e Brasil este ano, segundo o South China Morning Post.

O TikTok , de propriedade da ByteDance, está expandindo suas operações de comércio eletrônico para Itália, Alemanha e França, com planos de lançar também no Japão e no Brasil este ano, de acordo com três pessoas familiarizadas com o assunto.

O TikTok Shop, o recurso de varejo no aplicativo da popular plataforma de vídeos curtos, começou a abordar vendedores chineses para abrir lojas para novos mercados, disseram as pessoas consultadas.

Os comerciantes que visam a Itália podem montar suas lojas até o final deste mês, enquanto permanece incerto quando exatamente as operações da TikTok Shop na Alemanha e na França começarão este ano, disse uma das pessoas. O ícone do “carrinho de compras amarelo” da plataforma deve ser ativado no final de março ou início de abril na Itália.

O ícone do carrinho de compras representa a abordagem de comércio social do TikTok, na qual itens para venda são comercializados por meio de conteúdo. O ícone aparece em vídeos curtos e transmissões ao vivo, permitindo que influenciadores selecionem e promovam itens vendidos em diferentes mercados onde a TikTok Shop opera.

O TikTok Shop no Japão deve abrir em junho, enquanto a data exata de lançamento no Brasil este ano ainda não é conhecida.

A expansão geográfica da TikTok Shop mostra a resposta inabalável da gigante das mídias sociais ByteDance à lei de venda ou proibição dos Estados Unidos, que foi mantida pela Suprema Corte do país no mês passado.

Essa decisão foi um golpe significativo para o TikTok, que tem 170 milhões de usuários americanos, em meio a preocupações crescentes sobre riscos à segurança nacional vinculados à propriedade chinesa do aplicativo.

A lei determina o banimento do TikTok das lojas de aplicativos nos EUA se ele não conseguir garantir um comprador não chinês para suas operações nos EUA até meados de janeiro. O governo Trump, no entanto, ordenou um atraso de 75 dias na aplicação do banimento , que pode ser estendido.

O aplicativo retornou na semana passada ao Google Play e à App Store da Apple nos EUA.

Na terça-feira, o TikTok listou dezenas de vagas de emprego em e-commerce para a Itália, França e Alemanha – incluindo quatro em Milão, seis em Paris e 11 em Munique. Também houve 26 e 29 vagas relacionadas ao e-commerce em Tóquio e São Paulo, respectivamente.

Na Alemanha, espera-se que o TikTok adote a chamada abordagem “Fulfilled by TikTok (FBT)”. Sob esse mecanismo, o TikTok cuidará do armazenamento, embalagem e envio em nome dos vendedores. A Grã-Bretanha , um dos primeiros mercados da TikTok Shop que abriu em 2021, foi o primeiro a introduzir o FBT em 2023.

A expansão para mais países europeus, após o lançamento na Espanha e na Irlanda em dezembro, era inicialmente esperada para o verão do ano passado, de acordo com uma reportagem do South China Morning Post em maio , mas foi adiada em meio ao escrutínio do TikTok pelo governo dos EUA.

A mais recente expansão da TikTok Shop tornaria o serviço disponível em mais de 10 países, incluindo EUA e México .

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